top of page

Diário de aula do dia 13 de maio de 2015

A aula teve a participação de 9 alunos e foi ministrada pelo professor  Marcelo Bairral.

O professor iniciou a aula falando sobre os passeios e de que maneira deve-se falar deles  nos portfólios.  Fábio nos contou sobre a sua visita a um sítio em Miguel Pereira e como ficou impressionado com os cômodos e objetos que encontrou lá,  pois haviam sido  feitos por escravos e perguntou se poderia expor essa experiência no portfólio. Aproveitando esse relato, o professor nos explicou que,  além da descrição e fotos do local visitado,  deve-se falar o porque de algo ter chamada a sua atenção e o que pode aprender com aquilo.

Em seguida, Fernanda leu o diário de aula do dia 29/04/2015 feito por Priscila, através dele relembramos a diferença entre expressão e equação, analisamos e fizemos algumas correções gramaticais.

No desenvolvimento da aula, falamos sobre as atividades apresentadas no dia da matemática e quais delas se destacaram. O professor chamou a atenção para a maneira como os trabalhos foram apresentados, e explicou como poderíamos melhorar: apresentando cartazes com pequenas explicações, dispondo fichas com dicas de como manusear o material, algo que nos poupasse de falar tanto e nos permitisse ser mediadores entre o objeto e o observador, tornando-o um participante ativo e não apenas um espectador.

Logo depois discutimos sobre jogos e como identificá-los. Nos foram apresentadas algumas características que nos permitem diferenciá-los de outras atividades didáticas, são elas:

- Competitividade;

- Fator de azar;

- Fator lúdico;

- Regras;

- Objetivo.

Em seguida, nos foi pedido que fizéssemos tabelas para mostrar os resultados de erros e acertos obtidos da atividade (Reta Real) aplicada no CTUR.

O professor pediu para que fizéssemos perguntas para os textos que elaboramos na aula passada sobre a Torre de Hanói, porém não ao nosso próprio texto e sim ao do colega e, retomando ao que fizemos, reelaborando-os com a visão do colega.

Numa atividade parecida, nos voltamos agora para textos elaborados por alunos de 1º ano do ensino médio, também sobre a torre de Hanói.

Uma atividade individual sobre uma taxista e como fazer com que ela chegue ao seu objetivo pelo menor caminho possível, analisando e comentando sobre esses trechos, nos foi passada pra casa.

Por fim, por motivos pessoais tive que sair da aula, no entanto, minha amiga e colega Fernanda me informou que, uma ultima atividade foi passada:  meus colegas avaliaram a resposta de um aluno numa prova e deram notas para essa avaliação.

                                                                                                                                          Danielle Carvalho

bottom of page